[singlepic id=7 w=320 h=240 float=left]

Uma empresa privada de segurança aconselhou-me a instalação de um alarme com comunicação via rádio, dizendo que era mais seguro que os que têm ligação por linha telefónica.
Será realmente a melhor opção ter um alarme contra a intrusão em moradias que comunique via rádio ao invés dos alarmes que comunicam via telefone?

Ser melhor um alarme que comunique via rádio ou um alarme que comunique por linha de telefone, é um tema que vai originar uma longa discussão.

Um ponto positivo a favor dos alarmes que comunicam via rádio é a facilidade de instalação. A ligação física é muito facilitada em relação aos que comunicação via linha telefónica, que terão de ter toda a cablagem telefónica disponível para a posterior instalação do alarme.

A meu ver a qualidade de um alarme contra a intrusão em moradias não se mede por esse factor. Importante sim é que o alarme tenha um método de comunicação para o exterior (seja para a central da empresa de segurança, seja para a polícias ou mesmo para ambos) para que não fique apenas uma sirene a tocar eternamente à espera que um vizinho ligue para a polícia.

Deve-se avaliar quais os mecanismos de segurança que vão ser aplicados (sensores de movimento, sensores de abertura de portas e janelas, etc…), tendo obviamente em consideração as suas características.

Devemos estudar se o alarme da moradia vai ter comando para controlar a activação e desactivação do alarme, vai ter teclado, quantas zonas permite monitorizar e definir se a ligação dos sensores ao sistema central faz-se por wireless/rádio ou por fio?

Por último, se contratar o serviço mensal de monitorização de uma empresa de segurança privada, avalie se pretende ter este custo e se os serviços fornecidos pela empresa de segurança estão de acordo com os serviços de segurança que pretende ter na sua moradia.

Uma nota pessoal, não poupe dinheiro no alarme anti-intrusão da sua moradia. Se a colocar um alarme anti-intrusão na sua moradia é porque o que tem lá dentro é por si considerado valioso, e como tal não se protege coisas valiosas com cadeados da loja dos 300 :)

Mais dicas para a sua segurança:


3 thoughts on “

  1. Joao

    Alarmes sem fios é o sonho de qualquer ladrão, um aparelho de bloqueio de sinal dos sensores, cortar o fio do telefone e bloquear a transmissão gsm/ 3G GSM e está feito… claro que alguns fazem disparar o alarme localmente (módulos anti-interferência) mas ninguém liga a estes a menos que vejam alguma coisa suspeita, e a central só é avisada passado alguns minutos / muitos minutos da ausência de sinal vindo da casa… primeiro é o tempo que demoram a receber o alerta, depois é o tempo que andam às voltas a tentar perceber se é um problema da zona ou avaria ou o quê… e entretanto lá vai os valores todos.

    Contudo ligado a um sistema de injecção de nevoeiro pode dificultar o suficiente para que o tempo que demora a reacção à falta de sinal do alarme seja compensado pela impossibilidade de conseguir ver o que quer que seja dentro do espaço protegido… o único problema é que a policia também não vai entrar em quanto houver nevoeiro por motivos óbvios… não vêem nada.

  2. musico

    Tudo isso é possivel, mas para se darem ao trabalho versus risco de serem apanhado.
    Quem anda a furtar e utiliza um bloqueador de sinal!!!, nao furta uma qualquer moradia, moradia essa que deve ter valores consideraveis, quem tem valores consideraveis nao deve ter problemas em investir num tipo de alarme mais fiavel e por norma utiliza pre-instalaçao para equipamentos cablados.
    Pois tanto nos alarmes como em tantas outras coisas existem equipamentos de gama baixa ate gama superior, tudo questao de euros.

  3. E agora???

    Mais…sabem como desactivar um alarme da SD em menos de 1 minuto???
    Facil, entram no local fazem disparar o alarme, seguem o barulho da sirene que provem da centrar, retiram o cartão GSM (é só desencaixar a central e esta imediatamente deixa de comunicar), facil não???
    E esta??? Heim!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *